Conheci o trabalho dele em '10 coisas que odeio em você', e me apaixonei pelo cabeludo louco do personagem dele, e a partir daí ele me conquistou e conquistou Hollywood, baby! Fui procurar sobre ele, ainda na época e descobri que o nome dele é uma citação à obra da romancista Emily Brontë, 'O morro dos ventos uivantes', o personagem se chama Heathcliff, a irmã do Heath Ledger também recebeu o nome de outra personagem do mesmo livro. Isso me chamou atenção porque esse livro ficava na gaveta do armário do meu avô (?), e de alguma forma me chamava atenção, além de ser uma das poucas lembranças que tenho dele. Por isso comecei a procurar ainda mais sobre a vida do moço.
A filha dele com a Michelle Williams é a coisa mais fofa do mundo, e o medo de não ver mais a filha, além da depressão por causa da separação enlouqueceu o ator, e os problemas com drogas, que até então pareciam superados, voltaram a ofuscar o talento do moço. Na manhã do dia 22 de janeiro de 2008 ele foi encontrado morto no apartamento de uma amiga em Nova Iorque. Ele tomava pílulas para dormir, e a perícia acredita que ele tenha cometido suicídio com a super ingestão das mesmas, mas não só fãs, como a família, acreditam que o ator é demasiado brilhante para cometer tal ato.
O coringa do filme 'Batman', que estava sendo brilhantemente interpretado por ele, tem atores como Johnny Depp cotados para subistituir Ledger. Mas nem Depp que é Depp estimula alguma animação enquanto à ausencia do ator.
Fato por fato, o bonitão vai fazer falta, agora tenho que me contentar em ver repetidas vezes as atuações deixadas por ele.
