segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A Volta dos Civis & A Canoa

Voltamos. Alguns Civis novos, outros antigos, mas todo mundo remando na mesma canoinha que, furada ou nao, tem que chegar a algum lugar.
E é sobre isso que eu vim falar: Canoa Furada. Porém, antes falarei rapidamente da volta do querido blog em questão.

Bererê Benevides da Silva mantém seu pseudônimo, porém, aposenta Beminator. Volta como mestre dos Assuntos Ocultos e Algo Mais.
Bruno Saradão Tavares abandona o sobrenome "Saradão" e assume seu lado sério. Volta como responsável pela ordem da Terra dos Civis e dos assuntos : Aleatoriedades e Inutilidades Úteis.
Suh retorna (?) com a promessa de posts freqüentes e comentários em todos os textos de seus colegas. Melhor não definir um assunto para não limitá-la ;X
Por fim dos antigos, volta a reis, que aqui vos fala , com os assuntos: Mudanças, Mente e qualquer outra coisa que me surja!
Enfim, a novata :

Juju, Juliana Mello, Jujuba (Só pro Bruno) entra na terrinha dos Civis como estagiária , logo, falando sobre o que bem lhe convir.
Seja Bem Vinda.

Enfim, A Canoa.

Quem foi o maldito que inventou essa de Canoa Furada?
Eu realmente queria entender por que diabos alguém entraria numa canoa furada com intenção de atravessar um rio, um lago, uma poça que fôsse. Acredito que aí entre a parte do jargão usado como aviso "Ei, essa aí é furada, sai dessa" . Vai ver a pessoa não sabia. Hum. Parece que entrei numa dessa, pois não paro de ouvir isso. Vim responder aos amigos preocupados com toda pretensão que me é de direito e a já conhecida falta de papas , portanto, se a alguém ofender, já deixo meus sinceros pedidos de desculpa por não ter sido clara.

Situação 1:
Filho: Mãe, vou pra noitada com o pessoal.
Mãe: Cuidado , filho. Aiii, eu fico tão preocupada quando você sai assim!
Filho: Mãe, a senhora já me viu dirigindo! Eu nem corro, pq isso agora?
Mãe: Ah, em você eu confio, eu não confio é nos outros.

Situação 2:
Amigo: Menina, olha bem isso ai ein. Tu quer ir ver o cara, leva alguém junto.
Amiga: Pode deixar, eu sei o que to fazendo.
Amigo: Ce sabe , né? Eu confio em você, mas esses negócios de internet, não dá pra confiar.

Situação 3:
Professor: Você colou?
Aluno: Não, professor.
Professor: Hm. Sabe como é, né? Depois , lá fora, não tem como colar, não vai dar pra colar num trabalho.
Aluno: Sim senhor.
Professor: Tô só te avisando que não vão te ajudar lá na frente.

Eu tenho outras, mas dá pra explicar com essas aí.
Gente, o que está havendo com as pessoas? O que foi que aconteceu com os Heróis? E a Ideologia? E o mundo ruim que deveria ser melhorado? As pessoas se conformaram?
Veja na situação 1, a mãe realçando a confiança que tem no filho. Mas meu Deus, se confia nele, acha que ele vai passar no meio da favela? Acha que ele vai correr? Acha que ele vai estacionar num cruzamento? Passar correndo num carro insulfilmado por uma blitz? Pombas! Se ele não vai fazer nada disso, ele não corre perigo. A NAO SER, no caso de um acidente, lógico. Contudo, dentro de TODAS as normas de segurança possíveis, ocorrem ACIDENTES, então, pra que a nóia?
Situação 2: Tirando as inocentinhas e novinhas que os pais dão um computador quando a criança faz 3 aninhos pra não precisar levá-las ao parque e perder o futebol ou a novela, que tipo de idiota vai se enganar com tanta informação correndo hoje? Só quem quer. Mas mesmo assim, ainda há o amigo preocupado que avisa e roe todas as unhas da mão enquanto ela vai ao tal encontro. Repito: Se confia nela, por que não para pra pensar que ela não deve ir sozinha, não deve deixar o cara vê-la primeiro, não deve nem ir e falou só pra irritar o preocupadinho?
Situação 3: Uma pergunta define o que acho: Quem disse?

Beleza. As três situações expostas me levam ao tema da Canoa Furada e à explicação seguinte:

O mundo parou, galera. O mundo se conformou em ter parado e agora ninguém mais quer fazer ele voltar a girar. Qual foi?
Depois que decidi viajar, ouvi um monte de avisinhos desse ai. Quando voltei bem, sã e muito feliz, ninguém se pronunciou.
Consegui finalmente planejar minha graduação fora do estado e mais avisos. Achei que minha volta tinha sido suficiente pra mostrar às pessoas que precisa mais que um imprevisto pra me fazer parar. Mas não.

O mundo hoje é movido à medo. Ao contrário dos tempos do meu avô, onde os Heróis mostravam como devíamos agir e buscar nosso futuro, hoje os Vilões nos mostram o que não devemos fazer e como precisamos manter nosso presente. O que é isso?
Enquanto arquitetava minha mudança, ouvi suspiros daquela invejinha benéfica. Aquela que deseja estar na mesma situação, mas não em seu lugar e sim ao seu lado. Me perguntei por que aqueles que desejavam tanto isso, não corriam atrás também. Taí a resposta: MEDO

As pessoas pararam de sonhar, desistiram de lutar e resolveram dormir. Sim, dormir. Pois hoje você pergunta o que a maioria mais gosta de fazer e eles dizem : Dormir.
Pergunte aos jovens, fase geralmente ligada à revolução, o que eles querem quando viajam : Descansar
E aos mais velhos? Os mais antigos não querem mais sabedoria, querem paz.

Sabe o que é? Um mundo que acorda pra trabalhar, trabalha pra ter teto e tem teto pra dormir protegido. Uma vida medíocre que consiste em "nascer < crescer < reproduzir < morrer" Lutar? Vencer? Evoluir? Pra que?

Foi-se a Era dos Desafios, foi-se o Tempo dos Rebeldes , demos Adeus a Época dos Heróis.
Sejam bem vindos à terra dos Índios e das Canoas.
Mas não dos Índios Bravos! Não dos que entravam no rio e remavam contra a corredeira para mostrar bravura, nao dos que espantavam ursos no grito, nem dos que não se importavam se na canoa havia um furo. E sim dos covardes. Os expulsos da tribo, aqueles que não enfrentavam a floresta pra virar adulto.

Sejam todos bem vindos ao Mundo dos Exilados.
Eu estou me retirando. Quem quiser, me acompanhe. O último, deixe a luz acesa pois os remanescentes ao escuro temem.

8 comentários:

Bianca disse...

Que post foda. Traduziu parte dos meus problemas aí. Na verdade, quase todos :/
Mó chato a pressão que os outros fazem em você pra que você faça algo, vença na vida e afins, mas não te deixam fazer o que realmente quer :/

Reis disse...

Vença na vida ou deixe que ela vença vc ? É tenso...

Bruno T. Siqueira disse...

"Gente, o que está havendo com as pessoas? O que foi que aconteceu com os Heróis? E a Ideologia? E o mundo ruim que deveria ser melhorado? As pessoas se conformaram?"

Olha... Eu já fui bem "rebeldezinho" e já quis mudar tudo no mundo, mas... Sozinho não dá. Ok, ok... "Se todo mundo pensar assim aí que nada muda", eu sei. Mas em qualquer mudança existem mártires. E eu sinceramente não acho que esse mundo me merece de mártir.

Citando John Mayer:
http://letras.terra.com.br/continuum/1176457/
(ia ficar muito grande aqui)

Eu não sei quanto à reencarnação. Não sei sobre vida a pós a morte. Não sei. Eu sei que tenho essa vida e que quero ser feliz nela. Então, se eu tenho que lutar, eu prefiro lutar por alguém que eu sei que vale a pena. Lutar por uma pessoa, pois todas as causas têm suas falhas e todas envolvem seguidores tão impuros e escrotos quanto o que se luta contra. E muita gente, MUITA gente, por todo lugar que vejo, não sabe nem PELO QUE LUTA. Não dá pra lutar do lado desses.

Viajei demais? IAUeiUAHE
Foi só pra explicar mais ou menos uma parte do meu lado "conformado" (muitos diriam), já que de certa forma eu sou uma dessas pessoas que acredito que você esteja criticando. Ou não... Sei lá.

Não dá pra sair lutando contra tudo, é mongol. Tem coisas que simplesmente são melhores do jeito que são.

---

Quanto à "encheção de saco", sei bem como é. Uma bosta. Confiar desconfiando é uma merda. Mas normal de certa forma... Uma mãe não diz aquilo pra magoar ou porque não confia, diz só porque tem medo de perder algo que é muito precioso na vida dela.

Olha pro mundo em volta... Temos motivos e mais motivos pra desconfiar! E sempre foi melhore prevenir do que remediar. Mas sim, como tudo na vida, ao meu ver, isso tem que ter dosado. Tem que ser moderado.

Enfim, tô com preguicinha de reler o que tu escreveu e o que EU escrevi... Então vou deixar assim mesmo e qualquer coisa depois adiciono alguma informação ou posto uma errata!

Bom post! :***

Reis disse...

Eu não critico a mãe que tem medo de perder. Critico a mãe que não conhece o filho que tem.

E eu não tava reclamando de você não. Você foi o primeiro que me apoiou primeiro e falou depois...

Quanto a lutar por uma causa, nao luto por causa, luto por mim. Eu sou a causa.

John Mayer tanto não concorda com o que ele disse que fez uma musica, teve fama e a manteve. Algum dia ele tentou a reclusão? Ele é herói de um monte de gente...

Hmmmm, acho que é só :D

Brigada \o\

Bruno T. Siqueira disse...

Levar uma bala perdida na cabeça no meio de um baile funk no morro do Turano não depende do filho que curte funk e mora lá por perto. Depende de inúmeros fatores. Inúmeros. Claro que justamente por isso a gente não deve tentar impedir as coisas de acontecerem. Normalmente uma boa parte das coisas está fora do nosso alcance.
Mas concordo com tu. Ouço coisas repetidas quando saio desde que tinha 17 anos. É dose quando não conhecem o filho que têm, mas repito que é normal ter medo. E que às vezes pode ser medo, só medo, e nada de "não conhecer o filho que tem".

Que bom que você é a causa :)
Não tava me referindo à você ali, era só pra justificar mesmo e tal!

Discordo quanto à John Mayer. Ele correu atrás do sonho dele de ser músico e tal, mas o que tem a ver?

:*

Reis disse...

É normal ter medo, mas é normal (pra mim) enfrentar a bosta do medo. É disso que to reclamando.
E eu coloquei (se nao coloquei, pensei em colocar) ali sobre os aciedentes e papapa...
Logico que acontecem e logico que nao eh todo pai que nao conhece o filho. Eu nao gosto de generalizar, então logicamente não foi essa a intenção nesse texto tb...

Mas é foda isso ai.
Eu escuto a mesma coisa desde os 13.
o.o

jojo disse...

as pessoas lutaram tanto no passado, que fizeram seus filhos crescerem medrosos.. e assim vai

"ideologia, eu quero uma pra viver"

Anônimo disse...

o post tá ótemo mesmo!!


e ah, só pra constar, eu posso falar de musica/filmes/ou relacionamentos hahahahahahah, coisas inúteis da vida tambem =D